Nome de utilizador:
Palavra-passe:
(Fechar)(Recuperar palavra-passe)

Autor: José Pernicas Silva         Data de Publicação: 03Jul2018 09:19:28         Comentários: 0        Ler na origem: http://carapecos.blogtok.com/
Marchas Populares afirmam-se como o maior evento em Carapeços.

Marchas Populares  afirmam-se como o maior evento em Carapeços.

Marchas_2018_.JPGEm Carapeços boa gente vive,

Terra de maravilhosos ares.

É assim que a tradição sobrevive:

As famosas marchas populares!

Dizem que Lisboa é única nos Santos Populares, isso é porque não tiveram oportunidade de apreciar o largo da Coutada repleto de gente animada, pronta para a “borga” como se diz para estes lados nortenhos. No passado sábado dia 30 de junho, Carapeços foi uma vez mais alegrado pelas vividas cores e bom ambiente das marchas populares. Do mais pequenos aos mais sábios, foi proporcionado um momento onde se denotou a união, o companheirismo, a organização e a “boa onda” daqueles que tomaram a iniciativa de voltar a criar este momento único das marchas! Devo dizer, inclusive, que este ano se demonstraram particularmente sorridentes, cheios de boa energia e com as “guelas” bem afinadas! É neste tipo de eventos, onde a idade não tem crédito, onde todos têm um papel fulcral para que tudo funcione na perfeição. Quando um povo como estes se une, só podia resultar nestas relíquias, onde um dia deverão ser recordadas e preservadas pois é exactamente isto que caracteriza da nossa alma de boémios e gente contente. Que sobreviva sempre esta enorme vontade de harmonizar os ares Carapecenses, pois é disso que seremos sempre reconhecidos e valorizados. O brilho das cores e das purpurinas não é sequer comparável ao brilho da alma daqueles que se dedicaram a estas fantásticas marchas populares e, por isso, devemos estar todos gratos por existir sempre a vontade de fazer mais e melhor! É justo também dar um enorme aplauso a todos os grupos, associações, famílias e pessoas individuais desta freguesia que colaboraram nesta festa. Neste dia esteve também presente a nossa Fanfarra, que está sempre disponível Eduarda_ferreira.jpgpara adornar estes eventos! Um grupo com uma grande garra, pronta para fazer uma enorme festa de Santiago que, com certeza, será mais uma festa memorável.

Por. Eduarda Ferreira

A Equipa da Associação Carapeços Solidário congratula-se pelo segundo ano consecutivo com a organização das Marchas Populares. Cerca de 70 marchantes, 12 pares infantis e 16 pares adultos com as cantadeiras e tocadores marcharam na Quinta da Coutada na grande noite de 30 de Junho de 2018. Foram três meses de trabalho intenso para fazer todos os trajes e ensaio das marchas, que esteve a cargo de três membros da equipa da Associação e que contou com a ajuda de outros elementos da freguesia para a música, criação da letra e coreografia das marchas. A organização do bar com todos os colaboradores voluntários foi espetacular servindo comidas caseiras e uma variedade grande de bebidas e comida. A receita do evento é toda para a causa social da Associação e atingiu todas as expectativas.

Agradecemos a todos os que ajudaram nesta causa, que aceitaram o convite e a todos os que estiveram envolvidos na organização.

Armindo.JPGA Associação Carapeços Solidário afirma-se como uma instituição de referência local que está a crescer para servir as pessoas que mais precisam cumprindo assim o objetivo da sua fundação em que para isso foi decisivo a intervenção da Junta de Freguesia de Carapeços e do fundador Dr. Adalberto Neiva de Oliveira. 

 O Presidente  Armindo Vilas Boas 

 Deixamos desde já um agradecimento muito especial ao Município de Barcelos e à Junta de Freguesia de Carapeços que muito nos tem apoiado ao longo do tempo e permitiu que as Marchas se desenvolvessem no belo espaço verde da Coutada.

1.       Câmara Municipal de Barcelos

2.       Junta de Freguesia de Carapeços

3.       Sócio Fundador Dr. Adalberto

À Comissão Organizadora das Marchas, nomeadamente à Águeda, Lurdes e Isabel, que foram incansáveis ao longo destes últimos meses, ao organizar toda a roupa, arcos e ensaios. Obrigada por dedicarem tanto do vosso tempo a esta causa.

4.       Águeda

5.       Isabel

6.       Lurdes

7.       Fanfarra S. Tiago Carapeços – que participou neste dia

8.       Grupo de Jovens de Santiago de Carapeços – Kyrios – que apoiou em toda a logística ao nível do som, luzes, gráfica, estrutura, fotografia

9.       TPC – Teatro Popular de Carapeços, ao nível do sistema de som e apoio da carrinha durante todo o ano.

 A Todas as crianças e adultos que aceitaram o desafio de marchar, cantar e tocar, preparando e ensaiando durante vários dias a coreografia apresentada. Brilharam e encantaram nesta noite. Muito Obrigado a Todos!

 A Toda a Equipa da Associação Carapeços Solidário, que ao longo destes meses preparou e organizou esta iniciativa. Obrigada por todo o vosso empenho e dedicação. Sem a vossa colaboração nada disto seria possível.

Banquetes Duarte

Ricardo Vilas Boas

JG têxteis

Irmãos Rodrigues

Libargel

Talho Apeadeiro

Carnes Sominho

Talhos Mariano

Carnes Meireles

Miranda Supermercados

Rosa Cintilante Pastelarias

Padaria Senhora da Abadia, Lda

Cherrie pastelarias

Prostick

Grupo NS

Casa Emílio Lima – luz

Carlos Alberto – Solar das Rosas

Celosfer Construções

Roque Supermercados

Tectocelos – César Ferreira

Estrucávado -  Carlos silva

Restaurante Ponte Neiva – Zé dos leitões

Correia Cardoso

Mini Preço da Silva

Sr. António Vaz

Sr. Arantes

APEC – Associação de Pais - Aparecida

Sr. João

Carlos Vilarinho

Bruno Ferreira

Assadores – Tadeu, Paulo

Jorge Pereira  – Chouriças

A Todos os familiares, amigos e pessoas que individualmente contribuíram com bolos, alimentos, material e apoio

Tia Cinda e Luis

Tia Quinhas, Tia Teresa, Céu do Miguel, Tia Ana

Ricardo Fresco

À Isabel Maceda e Manuel que construíram a letra das Marchas;

À Cátia e ao Nelson pela realização da coreografia

Acessórios Mia e Laida

Margarida Oliveira

Isabel Martins da Silva

Ângela e Moura

Francisco Mota

Sérgio Barbosa

 Movimento Cor Unum – casa de Nazaré – material

 Aos nossos queridos utentes que construíram as lembranças. É por eles e para eles que estamos hoje aqui.

 A todos aqueles que aceitaram o convite e que aqui estão presentes e aceitaram contribuir para esta nobre causa.

 

 

 

Mais de Poesia
© 2018. Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Contactos | Tecnologia Nacional [PT]