Nome de utilizador:
Palavra-passe:
(Fechar)(Recuperar palavra-passe)

Autor: ../..         Data de Publicação: 01Abr2009 16:30:00         Comentários: 0        Ler na origem: http://magalhaes.blogtok.com/
Apple e Governo lançam MACalhães


Apple e Governo português lançam MACalhães




O novo computador escolar era um segredo bem guardado, mas a BiT descobriu: vai ter assinatura da “maçã” e chega às salas de aula em 2010.
O Magalhães tem os dias contados. Depois da polémica com os erros de português encontrados no software didáctico deste netbook, o Governo decidiu recorrer a outra empresa para começar a produzir computadores para o programa e.escolas.

A Apple vai, assim, assegurar o fornecimento de portáteis low-cost já a partir do próximo ano lectivo, depois de o Executivo liderado por Sócrates ter concluído as negociações com a equipa de Steve Jobs.

O Magalhães foi o computador escolhido pelo Governo para informatizar as salas de aula em Portugal e chegou mesmo a "voar" até à Venezuela e, mais recentemente, até Angola.

macalhaes.jpgContudo, os constantes atrasos em diversos pontos do País na entrega do Magalhães aos alunos, bem como os erros graves de tradução no software do mesmo, foram a "gota de água" para o Governo.

A mudança de fornecedor dos computadores escolares começou a ser equacionada há cerca de dois mese.

As conversações com a Apple fizeram-se à velocidade da luz, com contactos directos entre José Sócrates e Steve Jobs.

O patrão da Apple chegou mesmo, sabe a BiT, a falar directamente com Sócrates antes de entrar de baixa para recuperar do seu problema no pâncreas e prometeu empenho na criação do equipamento que se viria a chamar MACalhães.

O nome foi, ao que conseguimos apurar, uma proposta do próprio Jobs que se terá inspirado na sonoridade da denominação ‘Magalhães’.

A Apple terá conseguido acelerar a apresentação de um protótipo válido do novo netbook, uma vez que tinha já em desenvolvimento um equipamento deste género.

Aliás, no último mês tinham sido vários os rumores a apontar para o lançamento de um portátil low-cost com o símbolo da maçã.

A BiT conseguiu ter acesso exclusivo a fotos de uma unidade de teste que terá chegado a Portugal no último fim-de-semana e que inclui uma versão do Mac OS X adaptada à realidade escolar denominada Cat (gato).

A Apple segue, assim, a tradição de ter nomes felinos ligados aos seus sistemas operativos.

Para já está apenas prevista uma versão do MACalhães, cuja configuração base faz lembrar o “recheio” dos antigos MacBooks brancos:

Processador: Core 2 Duo (1,83GHz)
Memória: 1GB (DDR3 667MHz)
Placa gráfica: Intel GMA 950 64MB
Ecrã: 10 polegadas
Disco: 60GB
Conectividade: USBx2, Bluetooth, Wi-Fi 802.11 b/g (AirPort), Ethernet (RJ-45)
Extras: microfone, webcam iSight 2MP
Peso: 1,1Kg

Ainda não existe quaisquer indicações sobre o preço ou em relação ao software que o MACalhães irá incluir.

 

Fonte: Bit Um de Abril

Mais de Apple
© 2017. Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Contactos | Tecnologia Nacional [PT]